Racismo: crianças afastam menino negro em parque infantil na Espanha
Imagens viralizaram nas redes sociais e geraram debate sobre racismo na Espanha.
© Reprodução / Facebook / Mario Whyte Caletrio
Mundo Chocante
Imagens captadas num parque infantil em Bilbau, na Espanha, mostram como o racismo pode se encontrar na mais banal situação do dia a dia.
Uma criança entra acompanhada pela mão da mãe num parque infantil.
Primeiro, tenta brincar no escorrega, mas as outras crianças não a deixam subir para poder brincar. Empurram até o menino para o afastar.
A mãe, apesar do que vê, não se zanga e leva a criança para outra brincadeira, uma onde não está ninguém.
Durante alguns momentos a criança volta a brincar, acompanhada apenas pela mãe. Mas as mesmas crianças que não a deixaram brincar no escorrega acabam indo atrás da criança. Descem do escorrega e vão até o menino negro, aparentemente desferindo xingamentos uma das crianças acerta um tapa na cabeça do menino.
A mãe, impotente perante o que vê, pega o menino pela mão e o retira do parquinho. As imagens estão gerando um debate sobre racismo na Espanha.
Como realça o El Periodico, as imagens não permitem saber ao certo o que as crianças disseram nem a insistência em afastar a criança do parque infantil. Ainda assim, a forma como a criança é afastada por outras crianças levanta questões sobre o comportamento, não apenas dos meninos, mas dos próprios pais.
Um dos utilizadores de redes sociais que compartilhou o vídeo escreveu: "Todos os negros espanhóis já passaram por isto alguma vez".