© REUTERS / Mark Makela
A rede de cafeterias Starbucks já pediu desculpas, mas o episódio de racismo em uma das suas lojas nos Estados Unidos provocou uma reação em larga escala. No próximo dia 29 de maio, as cerca de oito mil lojas da cadeia de restauração no país serão fechadas para que os empregados possam ter formação, informa a CNN.
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O episódio ocorreu na Filadélfia, onde a polícia foi chamada a um dos cafés da rede. A queixa? Dois homens negros estavam no café à espera de um amigo sem consumir. Acabaram detidos. As imagens do momento da detenção correram o mundo e levaram a Starbucks a se desculpar pelo ocorrido, através da voz do próprio CEO da empresa, Kevin Johnson.
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No vídeo divulgado, o amigo que deveria se encontrar com os dois homens que acabaram detidos, Andrew Yaffe, pergunta a um agente o que eles fizeram para serem detidos. “Por que é que foram chamados? Porque há dois negros sentados aqui à minha espera?”. É possível ouvir outra voz dizendo que “eles não fizeram nada. Eu vi tudo”.
Cerca de 175 mil funcionários da empresa deverão participar da ação de formação. O CEO da Starbucks explicou que há muito a fazer pela comunidade em um país onde os episódios de racismo têm marcado a atualidade. Esta iniciativa da empresa é "um passo" nesse sentido, explicou. "Ainda que isto não se limite à Starbucks, estamos empenhados em fazer parte da solução", acrescentou.