Macron diz não ter 'plano B' para acordo nuclear com Irã
Em janeiro, Reino Unido, França e Alemanha e Estados Unidos criaram um grupo de trabalho para discutir o Irã e o acordo nuclear
© Reuters
Mundo Sem opção
O presidente francês Emmanuel Macron afirmou neste domingo (22) que o acordo nuclear com o Irã não é perfeito, mas ressaltou que não há um "plano B" para o atual quadro.
"O JCPOA [sigla do acordo nuclear] é perfeito para nossa relação com o Irã? Não. Mas em termos nucleares? Quais são as melhores opções? Eu não vejo. Qual é o seu cenário hipotético, seu plano B? Eu não tenho nenhum plano B contra o Irã. Então, essa é a questão que vamos discutir", disse Macron à emissora Fox News em uma entrevista antes de seu encontro com o presidente dos EUA, Donald Trump.
+ Após protestos, Nicarágua vai revogar reforma da Previdência
Em janeiro, Reino Unido, França e Alemanha e Estados Unidos criaram um grupo de trabalho para discutir o Irã e o acordo nuclear.
Trump é um grande crítico da iniciativa e busca reformá-la. Em 30 de janeiro, o presidente dos EUA pediu ao Congresso que fossem feitas alterações no texto do acordo nuclear. O prazo para que o Congresso faça as mudanças é 12 de maio. Trump ameaça retirar Washington do JCPOA caso as alterações não sejam feitas.
Em julho de 2015, China, Alemanha, França, Rússia, Reino Unido e os EUA assinaram o acordo nuclear com o Irã. Em troca de garantias que o programa nuclear de Teerã tenha objetivos pacíficos, foram suspensas sanções que eram aplicadas contra o país do Oriente Médio. Com informações do Sputnik.