Meteorologia

  • 23 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Jornalista é morta durante à cobertura das eleições no Afeganistão

Uma jornalista alemã da agência norte-americana Associated Press (AP) foi morta e outra ficou gravemente ferida hoje (4) no Afeganistão. Elas faziam reportagens sobre as eleições presidenciais deste sábado (5) e foram vítimas de disparos de um agente de polícia quando estavam dentro de um automóvel na área de uma delegacia.

Jornalista é morta durante à cobertura das eleições no Afeganistão
Notícias ao Minuto Brasil

09:53 - 04/04/14 por Agência Brasil

Mundo Disparos

“Anja Niedringhaus, 48, fotojornalista alemã internacionalmente reconhecida, teve morte imediata. Kathy Gannon, jornalista canadense, foi ferida e está recebendo cuidados médicos”, noticiou a AP. O crime aconteceu no Distrito de Tanai, na província de Khost, no Leste do Afeganistão.

Segundo a agência norte-americana, as duas jornalistas acompanhavam funcionários eleitorais que faziam a distribuição de boletins de voto para as eleições quando “um comandante de unidade chamado Naqibullah se aproximou do automóvel, gritou Allahu Akbar (Deus é grande) e abriu fogo contra elas, sentadas no banco de trás”. Depois, o comandante foi rendido e detido pelos outros policiais no local.

Anja é a terceira jornalista de mídias ocidentais morta no Afeganistão desde o início da campanha eleitoral. O anglo-sueco Nils Horner foi assassinado a tiro no centro de Cabul no dia 11 de março e afegão Sardar Ahmad, da Agência France Presse, morreu em após um ataque suicida em um restaurante da capital em 21 de março.

O Ministério do Interior do Afeganistão informou, em comunicado, que condena com firmeza o ataque feito pelo policial e abriu inquérito para investigar o crime. A província de Khost fica a 230 quilômetros de Cabul, junto à fronteira com as zonas tribais do Paquistão, onde há forte presença da resistência dos talibãs, movimento fundamentalista islâmico nacionalista.


*Com informações da

Agência Lusa

Campo obrigatório