Kim deve usar antigo avião soviético para ir a reunião com Trump
Singapura está a 4.749 km de Pyongyang, sendo assim um destino conveniente para o avião de Kim
© KCNA/Reuters
Mundo Singapura
O mistério sobre o local do inédito encontro entre um presidente americano e um líder norte-coreano terminou nesta quinta-feira (10), quando Donald Trump anunciou que a cidade-Estado de Singapura, no Sudeste Asiático, irá receber em 12 de junho sua reunião com Kim Jong-un.
Entre os fatores que pesaram para a escolha de Singapura está sua localização dentro do alcance das aeronaves que o ditador norte-coreano tem a sua disposição: jatos soviéticos com ao menos 30 anos de idade e que não teriam autonomia para um voo sem escala de reabastecimento até Suíça ou Suécia, locais tradicionais de encontros diplomáticos dessa envergadura.
Singapura está a 4.749 km de Pyongyang, sendo assim um destino conveniente para o avião de Kim, que ainda teria margem de combustível a ser usado em caso de um desvio de aeroporto.
Em uma de suas recentes visitas à China, Kim usou o Ilyushin IL-62 conhecido como Chammae-1 na Coreia do Norte e que também é utilizado pelo alto escalão do regime.
O jato soviético narrow-body (corredor único) era o rival do antigo Boeing 707 e entrou em operação em 1963. À época, era o avião comercial mais longo do mundo, com um comprimento de 53,1 metros e uma envergadura de 43,2 metros. Com capacidade para 168 passageiros, ele foi um dos principais jatos da frota da companhia aérea soviética Aeroflot.
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Como costumava ocorrer com os aviões produzidos pela Ilyushin e pela Tupolev, o IL-62 foi usado basicamente pela Aeroflot e outras empresas aéreas de países comunistas durante a Guerra Fria.
A autonomia do IL-62, segundo a fabricante, chega a 7.800 km. Mas analistas estimam que o alcance do modelo usado por Kim é de cerca de 6.600 km, devido às adaptações feitas para tornar o interior do avião mais confortável e que, consequentemente, deixaram a aeronave mais pesada. Isso também afetaria a velocidade de cruzeiro, que não seria os 870 km/h de um IL-62 padrão, mas 746 km/h.
Uma foto divulgada pelo regime em fevereiro de 2015 mostra Kim despachando com militares dentro do IL-62. É possível ver uma decoração luxuosa bem diferente dos interiores dos aviões da Air Koryo, companhia aérea norte-coreana.
Estima-se que ainda há 14 modelos IL-62 em operação no mundo, quatro deles pela Air Koryo. Não se sabe quando esse IL-62 usado por Kim foi entregue ao regime norte-coreano. O modelo deixou de ser fabricado em 1995. Com informações da Folhapress.