"Espero não ter que fazer uso do direito de enviar tropas à Ucrânia"
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje durante o programa ‘Linha Direta’, que espera não ter que fazer uso do direito de enviar tropas para a Ucrânia, avança a EFE.
© DR
Mundo Vladimir Putin
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse hoje que espera não ter que fazer uso do direito, aprovado em março pelo Senado russo, de enviar tropas para a Ucrânia.
O presidente fez a declaração ao responder a uma pergunta sobre a possibilidade do envio de soldados russos para o sudeste da Ucrânia, em seu tradicional programa ‘Linha direta’, um programa televisivo, em que o presidente responde às perguntas dos cidadãos.
"Confio muito em não ter que usar este direito e que com meios políticos e diplomáticos conseguiremos resolver estes graves, por que não dizer gravíssimos problemas de hoje na Ucrânia", disse Putin.
Putin pediu e recebeu do Senado autorização, em 1º de março, para usar o exército em território da Ucrânia após os dirigentes pró-Rússia da Crimeia, anexada pela Rússia em 21 de março, solicitarem ajuda militar a Moscou.
O presidente disse ainda que a solução para a crise ucraniana é a garantia dos direitos dos cidadãos que falam russo no país, grande parte deles de etnia russa.