Baleia morre após comer 80 sacos plásticos
Baleia-piloto vomitou cinco sacos durante uma tentativa frustrada de salvamento
© Thaiwales
Mundo Tailândia
Uma baleia-piloto morreu no sul da Tailândia depois de engolir 80 sacos plásticos. A informação foi divulgada pelas autoridades tailandesas, segundo as quais a baleia vomitou cinco sacos durante uma tentativa frustrada de salvamento por parte de funcionários da conservação da província de Songkhla.
Um especialista da marinha, citado pela BBC, defendeu que os sacos, no total, pesavam cerca de 8 kg, o que impedia a baleia de se alimentar.
+ Avião faz pouso de emergência em avenida movimentada de Los Angeles
Um relatório internacional divulgado recentemente alertou que a quantidade de plástico no oceano poderia triplicar em uma década, a menos que a sociedade começasse a adotar comportamentos mais conscientes.
A Tailândia é um país que recorre ao uso frequente de sacos plásticos e, por isso mesmo, o Governo anunciou que ponderava começar a cobrar uma taxa pela sua utilização, como já acontece em alguns países da Europa, como Portugal.
A morte de centenas de animais marinhos todos os anos vem sendo atribuída à poluição ambiental. A baleia que acabou por morrer foi encontrada, já doente, na última segunda-feira (28), em um canal na Tailândia. As autoridades ambientais usaram barcos para tentar ajudar o animal a flutuar e o alimentaram durante uma semana, mas ele não resistiu.
O biólogo marinho Thon Thamrongnawasawat disse à Agência France-Presse que os sacos teriam impossibilitado a baleia de comer alimentos nutritivos: "Se você tem 80 sacos plásticos no estômago, morres".