Coreia do Norte destruiu local de teste de mísseis, dizem especialistas
No entanto, site '38 North' adverte para a possibilidade do país asiático não ter suspendido esta parte do seu programa de mísseis
© Jason Lee / Reuters
Mundo Análise
A Coreia do Norte destruiu instalações utilizadas para testes de mísseis balísticos no desenvolvimento de projéteis de alcance intermediário. A informação foi publicada nesta quinta-feira (7), após a análise de fotos que o site especializado "38 North" teve acesso.
Segundo o site ligado à Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, uma imagem captada por satélite no dia 19 de maio mostra que uma "estrutura da plataforma de testes foi eliminada e a maior parte da infraestrutura do suporte foi derrubada".
A foto foi comparada com outra imagem captada em 18 de abril, três dias antes do ditador norte-coreano Kim Jong-un anunciar a suspensão de seus testes nucleares e dos mísseis intercontinentais.
+ Congresso peruano suspende e denuncia filho de Alberto Fujimori
As instalações fotografadas integram o centro de testes mantido pelo governo da Coreia do Norte na cidade de Kusong, onde são desenvolvidos de projéteis intermédios. Especialistas do "38 North" acreditam que o local também era usado para testar mísseis de maior alcance, como os balísticos intercontinentais.
As imagens mostram que a demolição foi iniciada no começo de maio e estava quase finalizada no dia 19, quando a foto foi captada.
Apesar de as instalações para teste terem sido destruídas, os analistas afirmam que "não está claro se a destruição do posto é um sinal que a Coreia do Norte está suspendendo esta parte do seu programa de mísseis ou se planeja erguer outras instalações semelhantes no futuro".
No mês passado, a imprensa internacional noticiou diversas detonações no país.