Trump insiste em deportar 'imediatamente' imigrantes ilegais
Americanos de todas as raças e idades protagonizaram uma enérgica resposta à política migratória do país hoje
© DR
Mundo EUA
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insistiu, neste sábado (30), na deportação "imediata" dos imigrantes que entrem ilegalmente no país, sem a possibilidade de comparecerem previamente perante um juiz para uma audiência.
Enquanto milhares de pessoas protestavam em 750 cidades contra a política migratória, Trump reiterou a polêmica proposta que apresentou na semana passada para impedir aos sem documentos o direito de expor a um juiz de imigração o pedido de asilo.
"Quando pessoas entram ilegalmente no nosso país, devemos imediatamente [em maiúsculas] reenviá-los para fora sem passar por anos de processos legais. As nossas leis são as mais tontas de todo o mundo", escreveu Trump no Twitter.
+ Milhares marcham nos EUA contra política migratória de Trump
O presidente norte-americano emitiu este comentário quando muitos dos protestos públicos nas principais cidades do país já tinham terminado, mas não fez comentários sobre as manifestações a favor da reunião das famílias de imigrantes separadas desde abril, e o fim da criminalização dos ilegais.
When people come into our Country illegally, we must IMMEDIATELY escort them back out without going through years of legal maneuvering. Our laws are the dumbest anywhere in the world. Republicans want Strong Borders and no Crime. Dems want Open Borders and are weak on Crime!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) June 30, 2018
Vestidos de branco, agitando cartazes e unidos pelo lema 'Families Belong Together' (Famílias devem estar juntas), norte-americanos de todas as raças e idades protagonizaram uma enérgica resposta à política migratória de Trump, que suscitou fortes reações de reprovação internas e internacionais.
Washington, a capital federal, acolheu a manifestação mais importante, com mais de 30.000 pessoas, segundo os organizadores, concentradas em frente à Casa Branca, mas longe de Trump, que passa o fim de semana no clube privado que mantém em Nova Jersey.
A aplicação da proposta de Trump sobre as deportações imediatas implicaria a alteração das leis em vigor nos Estados Unidos, em que os imigrantes detidos têm direito a comparecer perante um juiz que decide se devem ser expulsos ou se podem permanecer no país pelo fato de terem direito a um pedido de asilo.
Em 2004, o governo de George W. Bush estabeleceu que podem ser deportados de forma quase imediata os imigrantes que tenham chegado ilegalmente aos Estados Unidos nos últimos 14 dias e que, no momento da detenção, se encontrem a 160 quilômetros da fronteira. Com informações da Lusa.