Papa faz apelo por 'novas lideranças' no mundo
Francisco criticou "antagonismo dos que querem ser mais fortes"
© REUTERS
Mundo Pontífice
O papa Francisco afirmou nesta sexta-feira (27) que o mundo precisa de novas lideranças, em uma mensagem à terceira Conferência Internacional de Ética Teológica, que acontece em Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina.
No recado, o líder católico diz que, em um "cenário tão desafiador e complexo", existe a necessidade de "pessoas e instituições que assumam uma liderança renovada".
"Não precisamos do rumor das proclamações, que frequentemente permanecem vãs, não precisamos do antagonismo entre os que brincam de ser o mais forte. Precisamos de uma liderança que ajude a descobrir e viver um modo mais justo de estar no mundo como partícipes de um destino comum", disse.
O congresso de ética teológica tem como tema a frase "um tempo crítico para construir pontes" e acontece em uma cidade dilacerada pela guerra nos anos 1990, mas que hoje tenta pavimentar seu futuro por meio da paz.
"É uma cidade carregada de valor simbólico para o caminho da reconciliação e de pacificação, após os horrores de uma guerra recente que causou tanto sofrimento", declarou o Papa, pedindo para os participantes promoverem a "reaproximação de povos, culturas, religiões e orientações políticas". (ANSA)