Com ventos de 170 km/h, Furacão Lane atinge o Havaí
Furacão Lane atinge Havaí com chuvas, enchentes e deslizamentos
© REUTERS/Hugh Gentry
Mundo Tempestade
Com ventos que chegaram a 209 km/h e chuvas torrenciais, o furacão Lane atingiu o estado americano do Havaí nesta quinta-feira (23), provocando inundações, deslizamentos e uma pesada ressaca.
Não houve relatos imediatos de feridos, mas ao menos 14 estradas foram fechadas por conta de enchentes e deslizamentos.
Se movendo em direção noroeste a 11 km/h, o furacão foi classificado como uma poderosa tempestade de categoria 4 em uma escala que vai até 5.
As previsões mais recentes mostravam o olho da tempestade passando a oeste das ilhas nesta sexta-feira (24) antes de voltar ao mar, mas meteorologistas alertam que o Havaí ainda pode ser atingido com força pelo furacão irregular.
+Imigrantes impedidos de desembarcar em Itália iniciam greve de fome
O centro também alertou sobre "ressacas muito grandes e danosas" ao longo das costas oeste e sul.
Um alerta de furacão estava ativo para Oahu, condado de Maui e para o condado do Havaí. As ilhas de Kauai e Niihau permaneciam em monitoramento de furacão e podem enfrentar condições similares a partir da manhã de sexta-feira.
O governador David Ige pediu para moradores levarem as ameaças a sério e se preparem para o pior ao reservarem suprimentos de água, comida e remédios para 14 dias.
Todas as escolas públicas, os campi da Universidade do Havaí e escritórios governamentais não essenciais nas ilhas de Oahu e Kauai foram fechados nesta quinta-feira por ao menos dois dias.
As prateleiras de um hipermercado no centro de Honolulu ficaram vazias após moradores comprarem itens que variam de latas de atum a ração para cachorros, águas engarrafadas e coolers cheios de gelo após alertas de possíveis quedas de energia. Com informações da Folhapress.