© Getty Images
A Academia Sueca atribuiu o Prêmio Nobel de Física deste ano a Arthur Ashkin, Gérard Morou e Donna Strickland. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (2), em Estocolmo.
PUB
A distinção foi atribuída pelas suas "invenções inovadoras no campo da física de laser". Metade do prêmio foi para o norte-americano Arthur Ashkin e a outra metade para o francês Gérard Morou e para a canadense Donna Strickland pelo trabalho conjunto, como explicou o secretário-geral da Academia Sueca, Göran K. Hansson.
Strickland é a terceira mulher a ganhar o prêmio desde 1903. "Obviamente precisamos celebrar as mulheres e com espero que esse número aumente com uma velocidade maior. Estou honrada em ser uma dessas mulheres", disse Strickland em conferência após o anúncio.
+ Terapia contra o câncer vence Nobel de Medicina de 2018
O prêmio Nobel de Física, com um valor de nove milhões de coroas suecas (equivalente a R$ 4.098.402), é o segundo destes a ser anunciado. O comitê irá anunciar os vencedores em Química nesta quarta-feira (3). Os ganhadores na categoria Paz e Economia serão conhecidos na sexta (5) e segunda-feira (11), respectivamente. O Nobel de Literatura não será entregue neste ano.
Nesta segunda-feira, o Nobel de Medicina foi atribuído ao norte-americano James P. Allison e ao japonês Tasuku Honjo pelas descobertas sobre o papel do sistema imunológico no tratamento de câncer.
BREAKING NEWS⁰The Royal Swedish Academy of Sciences has decided to award the #NobelPrize in Physics 2018 “for groundbreaking inventions in the field of laser physics” with one half to Arthur Ashkin and the other half jointly to Gérard Mourou and Donna Strickland. pic.twitter.com/PK08SnUslK
— The Nobel Prize (@NobelPrize) October 2, 2018