França prende 11 suspeitos de ligação com terrorismo
Operação ocorreu em Grande-Synthe, no norte o país
© Gonzalo Fuentes/Reuters
Mundo Ação
As autoridades da França prenderam 11 pessoas na manhã desta terça-feira (2) em uma vasta operação antiterrorista em Grande-Synthe, no norte o país. Cerca de 200 agentes da Polícia Nacional foram mobilizados para checar uma associação chamada "Centre Zahra France", suspeita de fornecer apoio a "diversas organizações terroristas".
Foram realizadas buscas e apreensões em residências dos principais membros da entidade, que se define como uma instituição que tem como objetivo "divulgar a mensagem do Islã através do olhar do profeta e da sua família". Nas redes sociais, a entidade diz ter sido fundada em 2009. Além das prisões, o governo francês decidiu congelar por seis meses os fundos da organização.
+ EUA ameaçam atacar russos se tornarem míssil proibido operacional
"Essa operação é classificada como prevenção de terrorismo", disseram as autoridades de Grande-Synthe. "As atividades da associação Centro Zahra France são acompanhadas de perto devido ao apoio de seus responsáveis a várias organizações terroristas" e "aos movimentos que promovem ideias contrárias aos valores da República [francesa]". O alerta contra terrorismo permanece em nível alto na França desde a série de atentados em 2015. (ANSA)