Trump diz que segurança da fronteira está em alerta com caravana
O presidente dos EUA ainda ameaçou cortar a ajuda a Guatemala, El Salvador e Honduras
© REUTERS/Ueslei Marcelino
Mundo EUA
Donald Trump afirmou nesta segunda-feira(22) que a segurança de fronteira e os militares estão em alerta por conta da caravana formada por imigrantes que agora está no México, mas segue para os EUA.
O presidente norte-americano também anunciou que vai começar a cortar a ajuda que o país presta a Guatemala, El Salvador e Honduras.
Trump já havia ameaçado o México, prometendo o envio de tropas militares para proteger as fronteiras do país e impedir a passagem da caravana.
"A polícia e as forças armadas mexicanas são incapazes de impedir a caravana de ir para a fronteira sul dos Estados Unidos. Criminosos e desconhecidos do Oriente Médio estão misturados [com o grupo]. Eu tenho alertado a patrulha de fronteiras e militares de que se trata de uma Emergência Nacional. Deve-se mudar as leis!", disse através do Twitter.
Sadly, it looks like Mexico’s Police and Military are unable to stop the Caravan heading to the Southern Border of the United States. Criminals and unknown Middle Easterners are mixed in. I have alerted Border Patrol and Military that this is a National Emergy. Must change laws!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) October 22, 2018
Cerca de 3000 imigrantes chegaram no último domingo (21) a Tapachula, no México, depois de mais de sete horas de caminhada desde Ciudad Hidalgo, na fronteira entre México e Guatemala.
Nesta segunda, a caravana parte par Huixtla, cidade mexicana da província de Chiapas. De lá eles pretendem seguir até Tijuana próxima aos EUA.