Grécia abalada por sismo de magnitude 6,8
Não há, até o momento, relatos de feridos ou estragos de maior dimensão
© DR
Mundo Tremor
Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter abalou a Grécia nesta quinta-feira. De acordo com os dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), este primeiro sismo foi seguido de outro de magnitude 5,2 e tinha sido precedido por um de magnitude 5, na escala de Richter.
A mesma fonte indica que sismo de 6,8 ocorreu às 01h54 locais (20h54 em Lisboa), a 33 quilômetros a sudoeste de Mouzaki, em Karditsa, com epicentro a 16,6 quilômetros de profundidade no mar Jônico.
Os outros dois sismos ocorreram a 10 quilômetros de profundidade, a 30 e 56 quilômetros a sudoeste de Lithakia, na parte sul da ilha turística de Zakynthos.
+ Venezuela destruiu 23 aeronaves e 14 pistas de narcotráfico
Não há, até o momento, relatos de feridos ou estragos de maior dimensão, sendo apenas reportadas falhas de eletricidade em algumas zonas.
Earthquakes- Three back to back. 5.0, 6.8, 5.2. Off the west coast of Greece. SSW of Lithakia. pic.twitter.com/w422q7gtRp
— FOX26 News (@KMPHFOX26) 25 de outubro de 2018
A Grécia está localizada numa das regiões mais propensas a sismos do mundo, com milhares registrados todos os anos, mas poucos causaram feridos ou danos significativos.
O sismo, ainda assim, foi sentido em pelo menos oito países, num raio de 800 quilômetros, de acordo com com o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo (EMSC).
M6.8 #earthquake was a truly international quake felt up to 800 km in at least 8 countries (Malta, Libya, Italy, Greece, Macedonia, Albania, Bosnia, Bulgaria, Turkey) pic.twitter.com/gt2oVn5tLS
— EMSC (@LastQuake) 26 de outubro de 2018
Foi registrado um pequeno tsunami, que não deverá ter efeitos de maior gravidade, de acordo com a mesma fonte, que avisa apenas para a possibilidade de fortes correntes no mar.
This earthquake is not expected to cause damage. However a LOCAL tsunami was observed in the sea level instrument nearby of about 20cm. This can cause strong local current. Just do not go on beaches
— EMSC (@LastQuake) 26 de outubro de 2018