Contra pedofilia, bispos italianos criam serviço de proteção
Eles também anunciaram hoje uma mudança na versão do Pai Nosso
© Pixabay
Mundo Vigilância
A Conferência Episcopal Italiana (CEI) anunciou hoje (15) a criação de um "Serviço Nacional de Proteção aos Menores e Vulneráveis", que servirá como um instrumento de luta contra a pedofilia.
De acordo com os bispos italianos, o organismo de assistência contará com especialistas, religiosos e laicos. "Ações de prevenção contra a pedofilia serão adotadas a partir de análises psicológicas e psiquiatras nos seminários", informou a CEI. "
Mas não resolveremos 100% do problema - nem pensamos em fazer isso", admitiu o presidente da CEI, cardeal Gualtiero Bassetti, em uma coletiva de imprensa, sugerindo que, "um seminarista afastado por pedofilia não será aceito em outro seminário".
+ Marcha de imigrantes chega à fronteira do México com os EUA
"A educação deve se tornar um fato mais comunitário. A figura do padre somente no oratório é arriscada", completou o cardeal, definindo a pedofilia como "uma praga gravíssima".
Oração
Também hoje, a CEI anunciou mudanças no texto do Pai Nosso em italiano. A alteração, que ainda precisa ser aprovada pela Santa Sé, prevê a substituição do trecho "non ci indurre in tentazione" ("não nos induza à tentação", da versão italiana) por "non abbandonarci alla tentazione" ("não nos abandone à tentação). A mudança tinha sido solicitada pelo próprio papa Francisco, que dizia que o antigo trecho "não era uma boa tradução", pois "Deus não induz à tentação".
Caso vigore, a versão em italiano do Pai Nosso será a seguinte: " Padre nostro che sei nei cieli sia santificato il Tuo nome venga il Tuo Regno sia fatta la Tua volontà come in cielo così in terra. Dacci oggi il nostro pane quotidiano rimetti a noi i nostri debiti come noi li rimettiamo ai nostri debitori e NON ABBANDONARCI ALLA tentazione ma liberaci dal male, Amen". (ANSA)