Cineasta italiano Bernardo Bertolucci morre aos 77 anos
Diretor de cinema se envolveu em uma polêmica recentemente, após vazar vídeo em que ele admite ter filmado cena de sexo não consentido
© arquivo/REUTES/Alessandro Bianchi
Cultura Óbito
O diretor de cinema Bernardo Bertolucci morreu aos 77 anos, nesta segunda-feira (26), em Roma, segundo noticiado pelo jornal 'Repubblica'. Recentemente, ele foi alvo de críticas após ser divulgado um vídeo em que ele admitia ter filmado uma cena de sexo não consentido no filme 'O último tango em Paris'.
As circunstâncias da morte não foram informadas.
No vídeo, de 2013, Bertolucci conta que a atriz Maria Schneider, que tinha 19 anos, não sabia o que aconteceria na cena em que Paul, representado por Marlon Brando, usa manteiga como lubrificante na amante Jeannie. À época, a cena já foi bastante polêmica e fez com que o filme fosse censurado em vários países.
+ Trailer de 'Rei Leão' se torna o mais visto da Disney em apenas um dia
"A sequência da manteiga foi uma ideia que tive com Marlon na manhã anterior à filmagem. (...) Fui horrível com Maria, porque não lhe disse o que iria acontecer", disse Bertolucci. A intenção, segundo ele, era que Schneider reagisse "como uma menina, não como um atriz".
O cineasta diz ainda que ele e a atriz não se viram nunca mais, pois "ela o odiava". Ele afirmava se sentir culpado pela decisão, mas não se arrependia. "Para fazer filmes, e obter algo, às vezes precisamos ser completamente frios", declarou.