Meteorologia

  • 23 DEZEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Itália prende novo líder da máfia Cosa Nostra

Polícia também desmantelou cúpula da organização mafiosa prendendo outras 45 pessoas

Itália prende novo líder da máfia Cosa Nostra
Notícias ao Minuto Brasil

08:09 - 04/12/18 por Ansa

Mundo Sicília

A polícia da Itália prendeu nesta terça-feira (4), na Sicília, 46 pessoas suspeitas de reconstituírem a histórica "cúpula" da Cosa Nostra, incluindo aquele que é tido como o novo líder da máfia, Settimino Mineo, 80 anos.

Os detidos responderão por crimes como associação mafiosa, extorsão agravada, incêndios dolosos, declaração fictícia de bens e porte abusivo de armas. A "cúpula", nome extraoficial da comissão interprovincial da Cosa Nostra, é um órgão diretivo da máfia e que se reúne para tomar decisões importantes para os interesses dos diferentes clãs das províncias da Sicília.

Segundo inquérito da Direção Distrital Antimáfia de Palermo, o conselho, que não se reunia havia anos, foi convocado novamente no último dia 29 de maio, seis meses após a morte de Salvatore "Totò" Riina (1930-2017), tido como líder da Cosa Nostra mesmo tendo cumprido prisão perpétua desde o início dos anos 1990.

+ Consultor da UE diz que Reino Unido pode suspender 'brexit'; entenda

Na reunião, a Cúpula teria designado Mineo, oficialmente joalheiro, como novo líder da máfia, função que durante muito tempo foi atribuída ao foragido Matteo Messina Denaro. O retorno da comissão interprovincial é um sinal de que os clãs decidiram recuperar a estrutura unitária do passado dentro da Cosa Nostra.

Mineo já havia sido condenado em dois processos a cinco e 12 anos de prisão e não usava telefones por medo de ser interceptado pela polícia. A Cosa Nostra é a mais conhecida das organizações mafiosas italianas e promoveu uma campanha de terror nas décadas de 1980 e 1990, com atentados por toda a Sicília e nas principais cidades do país.

"Com uma extraordinária intervenção na província de Palermo, os carabineiros desmantelaram a nova 'cúpula' da Cosa Nostra, prendendo 46 mafiosos culpados de extorsões, incêndios e agressões", escreveu no Twitter o ministro do Interior Matteo Salvini. (ANSA)

Campo obrigatório