Governador de NY quer legalizar maconha para uso recreativo
Rumores indicam uma candidatura de Cuomo nas eleições de 2020
© Jeenah Moon / Reuters
Mundo Anúncio
O governador do estado americano de Nova York, o democrata Andrew Cuomo, pretende legalizar a maconha para uso recreativo no ano que vem. O político anunciou buscar a legalização para alinhar o estado com os vizinhos, que já se moveram nessa direção. A proposta do governador fará parte dos primeiros 100 dias de agenda de seu terceiro mandato.
O anúncio foi feito em um discurso que parecia pronunciado para todo o país, o que aumentou os rumores sobre uma tentativa de candidatura nas eleições de 2020. "Legalizemos a maconha de uma vez por todas", declarou.
+ Nova Zelândia fará plebiscito em 2020 para decidir se legaliza maconha
Outros 10 estados americanos, bem como Washington, já legalizaram a maconha, usando as entradas fiscais derivadas dessa indústria para investir em iniciativas públicas, como educação e transporte.
A proposta de Cuomo deve encontrar apoio nas autoridades de Albany, onde os democratas conquistaram o senado em novembro deste ano. Entre as outras medidas que fazem parte dos planos de Cuomo, está a luta contra as mudanças climáticas e a tutela dos imigrantes ilegais. (ANSA)