Coletes amarelos voltam às ruas hoje e França mobiliza 80 mil policiais
É o 10º sábado de protestos, que ocorrem em todo o país
© Charles Platiau / Reuters
Mundo Manifestação
Cerca de 80 mil policiais foram mobilizados em toda a França, sendo 5 mil destes em Paris, para o décimo dia de manifestações dos "coletes amarelos", neste sábado (19). A informação foi anunciada pelas autoridades do país.
Os principais monumentos da capital estarão rodeados por um importante dispositivo antimotim, para evitar a repetição de imagens de confrontos e vandalismo do espaço público, vistos nos sábados anteriores.
O principal ato em Paris está previsto para acontecer na Esplanada dos Inválidos, em frente ao túmulo de Napoleão, embora os Coletes Amarelos não tenham o hábito de divulgar os locais dos protestos antecipadamente.
+ Opositor venezuelano se encontra com Moro e pede sanções contra Maduro
+ Próxima reunião entre Trump e Kim será em fevereiro
Na semana passada, 84 mil manifestantes saíram às ruas em todo o país, de acordo com dados do Ministério do Interior francês. Hoje será o primeiro dia de protesto depois de o presidente francês, Emmanuel Macron, ter lançado um grande debate nacional, com o objetivo de dialogar com os manifestantes e evitar protestos de rua.
Os representantes dos Coletes Amarelos, no entanto, já discordaram do apelo presidencial e convocaram aumento das manifestações.
O grupo começou os protestos devido ao aumento do preço dos combustíveis na França, mas passou rapidamente a ser um protesto contra as atuais condições de vida dos franceses, como a perda de poder de compra e contra o governo do presidente Macron.