Senadora 'herdeira' de Obama anuncia pré-candidatura
Kamala Harris é negra e filha de jamaicano com indiana
© Joshua Roberts/Reuters
Mundo Corrida
Uma senadora negra e de origens jamaicana e indiana chacoalhou nesta segunda-feira (21) a incipiente corrida eleitoral pela Casa Branca.
Kamala Harris, 54 anos, tida como uma espécie de herdeira política de Barack Obama, lançou sua pré-candidatura à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata e já desponta como uma forte postulante.
Senadora pela Califórnia desde janeiro de 2017 e ex-procuradora-geral do estado, Harris lançou sua campanha durante uma entrevista ao programa "Good Morning America", da emissora ABC.
+ Incêndio em navios mata pelo menos 14 pessoas na Crimeia
A democrata é filha de mãe indiana e pai jamaicano e cresceu em Oakland, na Califórnia. Assim como Obama, entra na corrida à Casa Branca com apenas dois anos de mandato no Senado.
Ela é tida em seu partido como uma ponte entre a geração mais experiente, composta pelo ex-vice-presidente Joe Biden, 76, e pelo senador Bernie Sanders, 77, e os mais jovens, como o ex-representante Beto O'Rourke, 46.
"Olhemos para o momento em que vivemos: o povo merece uma pessoa que lute de verdade por ele e que coloque seus interesses na frente dos próprios interesses", disse Harris em um vídeo, já voltando suas armas contra Donald Trump.
+ UE impõe sanções contra líderes da Inteligência da Rússia
"Tenho certeza absoluta que os Estados Unidos estão prontos para uma presidente mulher e de origens asiáticas e afro-americanas", acrescentou. Harris é a quarta mulher a anunciar sua pré-candidatura no Partido Democrata, após as senadoras Elizabeth Warren e Kirsten Gillibrand e a representante pelo Havaí Tulsi Gabbard.
No lado masculino, fala-se em Biden, Sanders e O'Rourke, mas nenhum deles oficializou sua entrada na briga. Harris encampa o processo de renovação enfrentado pelo Partido Democrata após a vitória de Trump, em 2016.
Nas eleições de meio de mandato de novembro passado, a legenda elegeu o primeiro governador gay dos EUA, Jared Polis (Colorado); a congressista mais jovem da história, a latina, negra e socialista Alexandria Ocasio-Cortez, de 29 anos; as primeiras mulheres muçulmanas na Câmara dos Representantes, Rashida Tlaib e Ilhan Omar; e a primeira senadora assumidamente bissexual, Kyrsten Sinema. (ANSA)