Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Arábia Saudita nomeia pela 1ª vez mulher como embaixadora nos EUA

Reema bint Bandar irá substituir, em Washington, Khaled ben Salman

Arábia Saudita nomeia pela 1ª vez mulher como embaixadora nos EUA
Notícias ao Minuto Brasil

09:00 - 24/02/19 por Lusa

Mundo Avanços

A Arábia Saudita nomeou uma mulher para o cargo de embaixadora nos Estados Unidos, algo inédito na história da diplomacia saudita, numa altura de tensão entre os dois países devido ao homicídio do jornalista Jamal Khashoggi.

A princesa Reema bint Bandar irá substituir, em Washington, o príncipe Khaled ben Salman, nomeado vice-ministro da Defesa. Será a primeira mulher a ocupar esta posição-chave na diplomacia do país.

+ Homem mata e come a mãe: 'Não há cura para a minha loucura'

+ Guaidó se reúne amanhã com aliados internacionais para pedir ajuda

Filha do príncipe Bandar ben Sultan, embaixador nos EUA de 1983 a 2005, Rima bint Bandar é considerada uma ativista pelos direitos das mulheres, tendo liderado campanhas para aumentar a participação feminina no esporte.

"Reema será a primeira embaixadora na história da Arábia Saudita", disse o fundador da Arabia Foundation, Ali Shihabi, descrevendo o feito como "um forte sinal para a integração das mulheres no governo e no trabalho" do reino ultraconservador.

"A nomeação de um novo embaixador é uma tentativa de Riade de dar um novo começo à sua relação com Washington e fazer desaparecer o caso Khashoggi, mesmo que, na prática, isso provavelmente não aconteça, pelo menos não com o Congresso", disse à agência de notícias France-Presse (AFP) Kristian Ulrichsen, investigador da Universidade Rice, nos Estados Unidos.

Campo obrigatório