Inundações no Irã deixam ao menos 21 mortos e mais de 100 feridos
As inundações ocorrem quando o Irã celebra o ano novo persa, o Noruz
© Lusa
Mundo Catástrofe
Pelo menos 21 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em inundações no Irã, segundo balanço provisório dos serviços de socorro e do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (26).
+ Venezuelanos levarão mais de dois anos para voltar, diz Acnur
Só na cidade de Shiraz (sul) morreram 19 pessoas e 98 ficaram feridas, enquanto na província de Kermanshah (oeste) morreu uma pessoa e na de Lorestan (oeste) foi contabilizado outro morto.
O Ministério da Saúde indicou que pelo menos 110 pessoas ficaram feridas.
O guia supremo, 'ayatollah' Ali Khamenei apresentou condolências às famílias das vítimas e apelou aos responsáveis para tudo fazerem para acelerar a ajuda e as compensações financeiras.
As inundações ocorrem quando o Irã celebra o ano novo persa, o Noruz, o que terá atrasado os trabalhos de socorro devido ao fato de muitos funcionários estarem de férias. Um comitê nacional de gestão de crise foi ativado na segunda-feira pelo Governo.
Segundo os serviços de meteorologia, a chuva deve continuar até quarta-feira. Estas inundações, de uma magnitude rara num país conhecido pela sua aridez, afetam sobretudo o oeste e o sul.
Vinte das 31 províncias foram atingidas e algumas aldeias foram evacuadas, enquanto cerca de uma centena registram cortes de eletricidade e água. Numerosas estradas ficaram cortadas devido às inundações e deslizamento de terras. Com informações da Lusa.