Parlamento britânico vota acordo do brexit nesta sexta
Theresa May submeterá à votação apenas o acordo de saída de UE, excluindo acordo que define a relação entre Reino Unido e União Europeia pós-brexit
© Handout/Reuters
Mundo Decisão
Pela terceira vez, o parlamento britânico vota nesta sexta-feira (29) o acordo de Theresa May para o brexit. Se o documento for aprovado, o Reino Unido vai deixar a União Europeia no dia 22 de maio.
Na tentativa de garantir a aprovação do acordo - que já foi aceito pela UE -, a primeira-ministra prometeu renunciar ao cargo e concordou em submeter à votação apenas o acordo de retirada, sem a declaração política, que está enfrentando maior resistência, como explica o "G1".
A declaração política delineia como seria a relação entre Reino Unido e União Europeia após o brexit, enquanto o acordo de retirada trata da saída propriamente dita.
+ Grupos organizam protestos anti-Bolsonaro em Israel
O presidente da Câmara baixa do Parlamento, John Bercow, tinha afirmado que May não poderia apresentar o acordo novamente para votação sem que tivesse alguma alteração substancial.
Após retirada da declaração política, Bercow autorizou uma nova votação, pois entendeu que a medida é suficientemente diferente das anteriores, que foram votadas e recusadas anteriormente.
Já a UE anunciou que não voltaria a negociar outro acordo ou mudanças no que foi decidido em novembro de 2018.
Acompanhe as últimas notícias do mundo em Notícias ao Minuto Brasil