Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Após rejeição, Donald Tusk convoca Conselho Europeu extraordinário

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) vão assim reunir-se em Bruxelas faltando dois dias para a nova data fixada para o 'Brexit'

Após rejeição, Donald Tusk convoca Conselho Europeu extraordinário
Notícias ao Minuto Brasil

12:43 - 29/03/19 por Lusa

Mundo Saída

Donald Tusk convocou nesta sexta-feira (29) um Conselho Europeu extraordinário para 10 de abril, depois de o parlamento britânico ter rejeitado pela terceira vez o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia.

"Na sequência da rejeição do Acordo de Saída pela Câmara dos Comuns, decidi convocar um Conselho Europeu para 10 de abril", anunciou Tusk na sua conta na rede social Twitter.

O Conselho Europeu concordou em 21 de março com uma extensão do Artigo 50.º até 22 de maio, desde que o Acordo de Saída fosse aprovado pela Câmara dos Comuns até hoje, estipulando uma prorrogação até 12 de abril caso o texto fosse novamente reprovado.

+ Moçambique tem pacote de medidas para reduzir impactos de ciclone

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) vão assim reunir-se em Bruxelas faltando dois dias para a nova data fixada para o 'Brexit'.

Os deputados britânicos rejeitaram hoje pela terceira vez, agora por 58 votos, o Acordo de Saída do Reino Unido do bloco comunitário abrindo as portas a um Brexit desordenado em 12 de abril.

O Acordo de Saída, de 585 páginas, estabelece os termos da saída do Reino Unido da UE para que se faça de forma ordenada e estabelece um quadro jurídico quando os Tratados e a legislação da UE deixarem de se aplicar ao Reino Unido.

O texto foi reprovado em 12 de março por 391 votos contra e 242 votos a favor, uma diferença de 149 votos, repetindo o chumbo de 15 de janeiro, quando o Acordo foi rejeitado por 432 votos contra e 202 a favor, uma margem histórica de 230 votos. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório