Meteorologia

  • 22 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Partido de Erdogan perde nas principais cidades da Turquia

Oposição triunfou em Ancara e Esmirna, e deve vencer em Istambul

Partido de Erdogan perde nas principais cidades da Turquia
Notícias ao Minuto Brasil

13:14 - 01/04/19 por Ansa

Mundo Notícias do Mundo

O Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), liderado pelo presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi o mais votado nas eleições municipais deste domingo (31), mas acabou derrotado pela oposição nas três maiores cidades do país, Istambul, Ancara e Esmirna.

O AKP conquistou cerca de 44% dos votos e 56% dos municípios, enquanto o secular Partido Republicano do Povo (CHP) ficou com aproximadamente 30% da preferência, embora tenha garantido vitórias importantes.

Na capital Ancara, o candidato do CHP, Mansur Yavas, obteve 50,9% e derrotou Mehmet Ozhaseki, do AKP, rompendo um domínio de 25 anos dos conservadores islâmicos na cidade. O partido de Erdogan, no entanto, deve entrar com recursos para contestar o resultado.

Já Esmirna, terceira maior cidade da Turquia e uma tradicional fortaleza laica, permanece nas mãos do CHP, após a vitória de Tunc Soyer, com 58%, contra os 38% de Nihat Zeybecki, do AKP. Istambul, metrópole mais populosa do país, é palco da disputa mais acirrada.

+ Maduro anuncia plano de racionamento de energia por 30 dias

Tanto o AKP quanto o CHP chegaram a declarar vitória no último domingo, e a apuração teve de ser interrompida devido a denúncias de irregularidades. O candidato de oposição Ekrem Imamoglu (CHP) aparece com 48,79%, com uma estreita vantagem sobre o ex-primeiro-ministro Binali Yildirim (AKP), que tem 48,51%. Falta apurar apenas 0,25% das urnas.

Nesta segunda-feira (1º), Yildirim reconheceu que está atrás na apuração, mas seu partido prometeu fornecer "provas das irregularidades" supostamente cometidas nas eleições. O AKP também perdeu importantes polos da costa mediterrânea, como as turísticas Adana e Antalya, enquanto os curdos recuperaram sua capital, Diyarbakir, que estava sob intervenção do governo turco. (ANSA)

Campo obrigatório