Maduro abandona almoço depois de se irritar com Dilma
A irritação se deu porque o presidente venezuelano queria participar da reunião com o chefe de Estado da Guiana, cujo tema era uma rusga entre os dois países
© Reuters
Política Mercosul
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se irritou com a reunião entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente da Guiana, David Granger, que aconteceu na sexta-feira (17). Segundo o jornal 'Folha de S. Paulo', Maduro foi embora do encontro da cúpula de chefes de Estado do Mercosul antes do almoço de encerramento do encontro.
A irritação se deu porque o presidente venezuelano queria participar da reunião entre Dilma e Granger, cujo tema principal era uma rusga entre Guiana e Venezuela. Os dois países estão passando por uma crise diplomática depois da descoberta de jazidas de petróleo no território de Essequibo, na região fronteiriça.
Ainda de acordo com o jornal, Maduro teria chegado antes do previsto ao Palácio Itamaraty, para fazer parte da audiência. Após a rápida reunião, a presidente do Brasil ficou sabendo da presença de Maduro e o recebeu. Ao fim de um encontro de trabalho e da sessão plenária, o chefe de Estado da Venezuela foi embora nervoso, sem participar do almoço de encerramento.
Aos jornalistas, ele disse: "Creio que sua única missão à frente da Presidência da Guiana é provocar a Venezuela". Segundo a 'Folha', o Brasil prometeu mediar uma negociação entre Venezuela e Guiana para resolver o impasse.