Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Lava Jato: lobista que entregou Eduardo Cunha vai a Toffoli para tentar anular condenações

Henriques busca a extensão da decisão que beneficiou o empresário Raul Schmidt Felippe Júnior

Lava Jato: lobista que entregou Eduardo Cunha vai a Toffoli para tentar anular condenações
Notícias ao Minuto Brasil

17/10/24 12:48 ‧ Há 6 Horas por Estadao Conteudo

Política Lava Jato

Mais um réu da Operação Lava Jato recorreu ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), na esperança de se livrar de seus processos e condenações. Desta vez, é João Augusto Rezende Henriques, apontado como operador de propinas ao antigo PMDB, quem busca a anulação das ações abertas a partir das investigações da força-tarefa. Ele responde a sete processos criminais e de improbidade e já foi condenado em dois deles.

 

Henriques busca a extensão da decisão que beneficiou o empresário Raul Schmidt Felippe Júnior. A defesa argumenta que os dois são réus nas mesmas ações e que, por isso, seria "incongruente" anular os processos apenas em relação a um deles.

"Estes figuraram como codenunciados num mesmo núcleo de ações penais, as quais tramitaram no mesmo juízo (13ª VF/Curitiba) e se sustentaram nas mesmas provas e informações produzidas pelas mesmas autoridades, nos mesmos cadernos de investigação preliminar (IP e PIC) e mesmos autos de cooperação jurídica internacional", diz um trecho do pedido apresentado pelo advogado Marcelo Lebre.

Até o momento, o lobista foi condenado em duas ações, que ainda não transitaram em julgado, ou seja, há recursos pendentes. As penas somam 13 anos e oito meses de reclusão por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele foi absolvido em um dos processos. Os demais aguardam julgamento.

Leia Também: Bolsonaro rebate Valdemar e diz que é o candidato da direita à Presidência em 2026

Campo obrigatório