Servidores protestam no Planalto por saída de ministro da Transparência
Com fogos de artifício, eles carregam faixas que pedem ainda que a pasta volte a se chamar CGU (Controladoria-Geral da União)
© Reprodução
Política CGU
Com gritos de "Fora, Fabiano" e "Temer, demite", um grupo de servidores públicos protesta nesta segunda-feira (30) em frente ao Palácio do Planalto pela exoneração do ministro de Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 250 pessoas participam da manifestação, que teve início na porta do ministério e se deslocou para a Praça dos Três Poderes.
Um dos cartazes chama o ministro de "capanga de Renan", em uma referência ao presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Servidor do Senado Federal, Silveira foi indicado para o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) por Renan.
Em gravações, feitas pelo ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado, o ministro criticava a Operação Lava Jato e orientava investigados enquanto era conselheiro do CNJ.
Aconselhado por assessores a afastar o ministro, o presidente interino Michel Temer decidiu, contudo, que, por enquanto, ele permanece no governo.
Em reunião nesta segunda-feira (30), no Palácio do Planalto, Temer e sua equipe avaliaram que, nas gravações em que Silveira aparece conversando com Machado, não há nada que possa "comprometê-lo" nem "motivos suficientes para demiti-lo". Com informações da Folhapress.