Governadores e Renan vão discutir dívidas com a União
Governadores do Nordeste elaboraram documento relatando o "cenário de colapso" dos estados
© Agência Senado / Jonas Pereira
Política Endividamento
O superendividamento dos estados deve ser tema prioritário na reunião de governadores da próxima quarta-feira (8) com o presidente Renan Calheiros. Os governadores do Nordeste elaboraram um documento relatando o "cenário de colapso" dos estados e elencando os principais projetos que devem tramitar no Legislativo para aliviar a crise.
No texto, intitulado "Carta Maceió" e divulgado no dia 19 de maio, os governadores afirmam que a situação financeira da maioria dos estados aproximou-se do limite, tendo como consequência o atraso e/ou parcelamento do salário de servidores e atraso no pagamento de fornecedores.
"É real a possibilidade de interrupção de diversos serviços essenciais, uma vez que o atraso no pagamento de fornecedores acarreta dificuldades na continuidade do atendimento de demandas dos entes públicos por parte desses agentes, devido a problemas no fluxo de caixa" alertaram os gestores estaduais.
Os governadores explicaram que a consequência mais direta da falta de dinheiro dos estados é o desemprego crescente, que chegou à taxa nacional de 10,9% no 1º trimestre de 2016. Para o Nordeste o efeito é ainda mais danoso. O desemprego na região, no mesmo período, subiu ao patamar de 12,8%. Com informações da Agência Senado.