Meteorologia

  • 05 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Líder do PT defende nome de Cid Gomes para ministério

Diante de um possível rompimento entre o governador do Ceará, Cid Gomes, e a cúpula nacional do PSB, integrantes do PT passaram a defender nesta quinta-feira, 26, o nome do cearense para assumir um ministério de "primeira linha" no início do próximo ano - período que deve ser marcado pela dança das cadeiras na Esplanada em razão da desincompatibilização dos ministros que irão disputar as eleições em outubro de 2014.

Líder do PT defende nome de Cid Gomes para ministério
Notícias ao Minuto Brasil

17:31 - 26/09/13 por Agencia Estado

Política Rompimento

Contrário à candidatura do presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, à Presidência da República, Cid Gomes pode oficializar a saída da legenda na noite desta quinta-feira em reunião da executiva estadual. Cid, assim como o irmão e ex-ministro no governo Lula Ciro Gomes, defende a permanência da aliança com a presidente Dilma. Em entrevista à TV Estadão na quinta-feira passada, 19, o governador afirmou que pretende permanecer no cargo até o fim do mandato, que se encerra no final do ano que vem.

"Pela experiência que ele (Cid Gomes) tem eu acho que deve ir para o ministério da Educação ou da Saúde no próximo ano", disse o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE). As duas pastas atualmente estão ocupadas pelos petistas Aloizio Mercadante e Alexandre Padilha, respectivamente.

Mercadante é cotado para assumir o comando da coordenação de campanha à reeleição de Dilma. Padilha deve disputar o governo de São Paulo. Questionado pelo Broadcast Político, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, se a hipótese de Cid assumir uma pasta era algo que refletia o pensamento do Palácio do Planalto, o petista brincou. "São umas abelhas que me contaram".

O parlamentar ressaltou também que a decisão política de Cid Gomes se manter ao lado de Dilma tem "relevância nacional". "Evidentemente que, para o partido que ele for, nós vamos estar juntos na aliança no Ceará". Cotado para disputar uma vaga ao Senado pelo Ceará no próximo ano, o líder do PT considerou ainda como "jogo de cena" uma possível saída do partido da ex-prefeita Luizianne Lins convidada para ingressar no PSB. Segundo integrantes do partido socialista, Luizianne Lins deve ser procurada ainda nesta quinta-feira para tentarem chegar a um acordo.

Com o iminente desembarque de Cid Gomes do PSB, ele poderá conduzir o seu grupo de parlamentares para o recém-criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS). "A saída é definitiva. A bancada dos deputados federal e parte da estadual com certeza vão para PROS", disse o deputado Antônio Balhmann (PSB-CE), que deverá participar do encontro da Executiva Estadual.

Atualmente, o PSB cearense conta com 38 prefeitos, 4 deputados federais e 10 deputados estaduais. Segundo Balhmann, o governador Cid já confirmou a sua saída do PSB, mas não definiu o seu destino.

Campo obrigatório