Apenas 13,5% dos vereadores eleitos são mulheres
Apesar das campanhas realizadas para aumentar a representatividade feminina na política, a proporção de mulheres eleitas para cargos de vereadoras se manteve a mesma das eleições anteriores
© DR
Política Machismo
Nas eleições municipais deste ano, apenas 13,5% dos vereadores eleitos são mulheres, o que corresponde a 7,8 mil de 57,8 mil candidatos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar das campanhas realizadas para aumentar a representatividade feminina na política, a proporção de mulheres eleitas para cargos de vereadoras se manteve a mesma das eleições anteriores, em 2012.
Já para prefeitas, 11,6% dos prefeitos eleitos no primeiro turno são mulheres, ainda menos do que em 2012.
Em 2009, foi aprovada uma lei que estabelece que "cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo". Porém, segundo o G1, o número de candidatas mulheres não subiu desde então.
Em comparação com outros 193 países, o Brasil ocupa a 155ª posição de representatividade feminina no Congresso. Está atrás, inclusive, de países muçulmanos, como o Afeganistão (52ª posição), o Iraque (61ª posição) e a Arábia Saudita.
Leia também: Vereador 'da Saúde' e 'da Farmácia' é a maioria dos eleitos