Comissão da Reforma Política deve ser instalada nesta terça-feira
Nos últimos dez anos, foram feitas ao menos cinco tentativas sem sucesso para aprovação de reforma política pelo Congresso
© Reuters
Política Câmara
Uma comissão especial para analisar propostas de mudanças nas regras políticas e eleitorais deve ser instalada nesta terça-feira (25) pela Câmara dos Deputados.
O grupo deverá discutir assuntos complexos como alteração do sistema para a escolha de deputados e vereadores e financiamento partidário e de campanha.
Na primeira reunião, a comissão deverá eleger o seu presidente. O nome mais cotado é do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA). Para relator, Vicente Cândido (PT-SP) deverá ser escolhido.
Nos últimos dez anos, foram feitas ao menos cinco tentativas sem sucesso de aprovação de reforma política pelo Congresso.
Oposição
Um dos líderes da oposição, o deputado Afonso Florence (PT-BA), disse ao G1 que acredita que iniciar uma reforma política no momento de decisões da polêmica PEC 241 é uma tentativa de confundir a sociedade. Para Florence, "eles [governo] querem retomar o financiamento empresarial de campanha eleitoral. Isso não é reforma política", o governo propõe "reformas contra o povo".
Leia também: 17 senadores pediram varreduras anti-grampos, diz Renan