Meteorologia

  • 10 JANEIRO 2025
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Renan retira de pauta seu próprio projeto contra abuso de autoridade

O projeto tem sofrido críticas e resistências por parecer uma retaliação dos políticos que são alvos de investigações da Lava Jato

Renan retira de pauta seu próprio projeto
contra abuso de autoridade
Notícias ao Minuto Brasil

22:40 - 14/12/16 por Notícias Ao Minuto

Política Votação

Logo após iniciar a discussão sobre o seu próprio projeto que previa punição mais rígida ao abuso de poder das autoridades brasileiras, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), retirou o assunto da pauta de votação na noite desta quarta-feira (14).

A decisão foi baseada após pedidos dos parlamentares contrários à votação da proposta. Ao anunciar a retirada, Renan foi aplaudido.

Mais cedo, Calheiros havia declarado que, no que dependesse dele e do seu trabalho, o projeto seria discutido, revogando a legislação vigente e estabelece novas punições a juízes e procuradores, entre outras autoridades.

Os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), João Capiberibe (PSB-AP), Simone Tebet (PMDB-MS), José Agripino Maia (DEM-RN) e Álvaro Dias (PV-PR) defenderam a retirada do projeto da pauta de votações. Roberto Requião (PMDB-PR), e Jader Barbalho (PMDB-PA) discursaram a favor da votação do projeto, segundo informações do G1.

O projeto tem sofrido críticas e resistências por parecer uma retaliação dos políticos que são alvos de investigações da Lava Jato.

A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) afirmou, em nota, que a proposta tem o objetivo de “intimidar” magistrados e procuradores envolvidos em processos que analisam denúncias contra deputados e senadores.

Renan Calheiros é alvo de oito inquéritos na Operação Lava Jato.

Leia também: Justiça mantém prisão de Cabral, Adriana Ancelmo e mais três

Campo obrigatório