Erundina critica Doria em ações de limpeza: 'Isso aí é marketing'
Para deputada, "prefeito de São Paulo precisa, em uma conjuntura tão difícil, ocupar seu tempo com questões mais importantes"
© Agência Brasil / Antonio Cruz
Política Opinião
A postura do prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), que nos últimos dias se vestiu de gari, para limpar as ruas da cidade, e de operador de motocompressor, para apagar "desenhos velhos" das paredes da capital, durante ações do programa Cidade Limpa, foi duramente criticada pela deputada Luiza Erundina (PSOL-SP).
"Eu acho que o prefeito de São Paulo precisa, em uma conjuntura tão difícil, ocupar seu tempo com questões mais importantes".
Para ela, o comportamento do prefeito não passa de golpe de marketing, para chamar a atenção dos eleitores. As informações são da colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.
"Órgãos especializados dão conta do operacional. Prefeito tem que fazer macropolítica. Isso aí é marketing", diz ela, que também concorreu à prefeitura paulista, nas últimas eleições, e foi derrotada pelo tucano.
No seu primeiro dia útil de trabalho, um dia após ser empossado, Doria cumpriu a promessa de campanha e se vestiu de gari ao lado de seus secretários. O alto escalão da prefeitura se reuniu na Praça 14 Bis, no Centro, onde ocorreu o lançamento do programa Cidade Linda, para limpeza e zeladoria de São Paulo.
De acordo com a assessoria do município, a operação prevê um conjunto de atividades de zeladoria como manutenção de logradouros, conservação de galerias, conservação de pavimentos, retirada de faixas e cartazes, limpeza de monumentos, recuperação de praças e canteiros, poda de árvores, manutenção de iluminação pública, reparo de sinalização de trânsito, limpeza de pichações, troca de lixeiras, reparo de calçadas, entre outros serviços.
Já na manhã do último dia 14, ele participou da terceira etapa do programa Cidade Linda, quando apagou pichações e anunciou que a Avenida 23 de Maio, ícone do grafite em São Paulo, terá oito espaços definidos para os desenhos feitos nas paredes.
Leia também: Uniforme de gari de Doria foi ajustado por alfaiate