Temer: mudança na demarcação de terras indígenas vai reduzir conflitos
Instituições que trabalham em prol da causa criticam duramente a medida, mas Temer nega qualquer prejuízo aos indígenas e à Funai
© Reuters
Política Política no Brasil
O presidente Michel Temer disse que a portaria que determina a alteração no sistema de demarcação de terras indígenas, publicada pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, na última quarta-feira (18), irá reduzir "os conflitos enormes que existem nessa área".
A declaração foi dada em um encontro do presidente com produtores rurais em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde anunciou a a liberação de R$ 12 bilhões para o pré-custeio da safra agrícola 2017/2018.
Segundo a Folha de S. Paulo, o ministro passou a ter o poder de rever todo o processo original da Funai (Fundação Nacional do Índio), fragilizando as atividades da entidade.
Instituições que trabalham em prol da causa vêm criticando duramente a medida, mas Temer negou qualquer prejuízo aos indígenas e à Funai.
Houve estudos conducentes à pacificação da questão das terras indígenas com os fazendeiros. Isso tudo está sendo examinado, muito vagarosamente, com muito critério."
Leia também: STF suspende punição a juíza que manteve menina em cela masculina