Meteorologia

  • 05 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Secretária de Mulheres minimiza gafe de Temer e diz que é 'realidade'

Presidente afirmou que cabe à mulher cuidar da casa e da formação dos filhos

Secretária de Mulheres minimiza gafe 
de Temer e diz que é 'realidade'
Notícias ao Minuto Brasil

19:22 - 08/03/17 por Folhapress

Política Dia da Mulher

A secretária nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes, minimizou a gafe do presidente Michel Temer, que disse nesta quarta-feira (8) que cabe à mulher cuidar da casa e da formação dos filhos.

Segundo a secretária, a afirmação do presidente durante cerimônia em referência ao Dia Internacional da Mulher não foi machista e reflete o que as mulheres "ainda vivem hoje".

"Acho que estamos falando do que a mulher ainda vive hoje. Ela está fora de casa, no trabalho, mas tem as atividades domésticas, que ainda estão sob sua responsabilidade. Essa é uma questão que ainda precisamos trabalhar. Mesmo nos países em que as mulheres já conseguiram igualdade salarial e estão presentes no Parlamento, não conseguimos [avançar] na questão das atividades domésticas, que precisam ser compartilhadas", afirmou Pelaes.

A secretária tentou defender o presidente da polêmica e disse que ele entende o papel da mulher e que a figura feminina é "atenta aos detalhes".

"O presidente Michel é muito mais do que palavras. São fatos que temos que ter, são atitudes. Pelo que conhecemos do presidente Michel, ele foi percursor em relação à questão de entender que a mulher não pode ser colocada como objeto, como quando ele criou a primeira delegacia da mulher, quando era secretário de segurança pública de São Paulo. Ali ele foi sensível", disse.

Além de afirmar que, "seguramente", cabe à mulher, e não ao homem, o papel de cuidar da formação dos filhos, Temer disse ainda no evento que a mulher tem uma grande participação na economia do país porque "ninguém mais é capaz de indicar os desajustes, por exemplo, de preços em supermercados".

Questionada sobre a afirmação, Pelaes reforçou a posição do presidente e disse que, em governos passados, a mulher já foi "decisiva" para o combate à inflação."O que lutamos, enquanto movimento de mulheres, é para termos liberdade de sermos o que quisermos e fazermos opção", disse.

Para Pelaes, é importante levar a discussão sobre igualdade de direitos às pré-escolas do país.

"Temos que começar a levar para esse menino e essa menina o conceito de igualdade. Porque, muitas vezes, em pequenos gestos, falamos 'não pode lavar a louça porque isso é coisa de mulher', e fazemos com que a mulher assuma essa responsabilidade", finalizou a secretária em entrevista após o evento no Palácio do Planalto. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Senadora do PT sugere que mulheres façam greve de sexo nesta quarta

Campo obrigatório