Senadores de oposição dizem que Alexandre Moraes 'começou mal'
Parlamentares reclamam por não terem sido convidados à posse desta quarta
© DR
Política Brasília
A posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre Moraes, nesta quarta-feira (22), ainda reverbera nesta exta-feira (24). A bancada da oposição no Senado não esconde a insatisfação por não ter recebido convites para a cerimônia.
"Eu estranhei. Em seis anos de mandato, é a primeira vez que isso acontece", declarou Jorge Viana (PT-AC) à coluna de Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) faz coro e revelou ter até pedido à própria equipe para investigar se houve engano do cerimonial, pois "na hora de pedir votos ele soube vir ao meu gabinete", reclamou.
Grazziotin também fez questão de ressaltar que ministro precisa mostrar grandeza, imparcialidade e independência. "Está começando mal", criticou. O cerimonial se eximiu de culpa informando que a lista de convidaos é elaborada pelos ministros que tomam posse.
Festa
A posse desta quarta foi celebrada com um jantar, em uma casa de festas em Brasília. O encontro de boas-vindas foi oferecido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e reuniu autoridades do Judiciário, do Legislativo e do Executivo. O presidente Michel Temer foi uma das ausências sentidas. Moraes assumiu a cadeira de Teori Zavascki.
Leia também: Lula informa ao comando do PT que não será presidente do partido