Doria extingue tratamento formal: 'me chamem de João Trabalhador'
"Me chamem apenas de prefeito, ou de João Trabalhador", afirmou em sua página no Facebook
© Rovena Rosa/Agência Brasil
Política Prefeitura de SP
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), publicou uma portaria nesta quinta-feira (6) determinando que todos que exercem cargos, empregos ou funções públicas se abstenham do uso de pronomes formais de tratamento, como Vossa Excelência e Ilustríssimo. "Me chamem apenas de prefeito, ou de João Trabalhador", afirmou em sua página no Facebook.
No "Diário Oficial" da cidade, a portaria diz considerar o princípio constitucional da igualdade, o interesse em aproximar servidores dos cidadãos e o compromisso da atual gestão de simplificar e desburocratizar seus atos. Aponta ainda que ocupantes de funções públicas têm o dever de servir a sociedade e não o contrário.
"A referência a qualquer cidadão ou ocupante de cargo, emprego ou função pública deverá ser feita sempre com o mesmo respeito e consideração, mediante o emprego do vocativo 'Senhora' ou 'Senhor', seguido do respectivo cargo, emprego ou função, ou do nome da pessoa", diz a portaria.
Antes de assumir o cargo, Doria também afirmou que aboliria o uso da gravata em seu dia a dia como prefeito. O anúncio foi feito durante uma viagem a Buenos Aires, em que ele disse ter se identificado com a "informalidade" com que Horácio Larreta, prefeito da capital argentina, administra a cidade. Com informações da Folhapress.