Plenário do Senado aprova nome de Raquel Dodge para a PGR
Subprocuradora sucede Rodrigo Janot na Procuradoria-Geral da República
© Marcos Oliveira/Agência Senado
Política Congresso
A subprocuradora Raquel Dodge, indicada pelo presidente Michel Temer à Procuradoria-Geral da República, foi aprovada com 74 votos a favor, uma abstenção e uma falta no plenário do Senado, nesta quarta-feira (12).
Mais cedo, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) havia aprovado Raquel por unanimidade, após sabatina de cerca de sete horas.
+ Quatro partidos declaram apoio a Temer na CCJ
Raquel será a primeira mulher a ocupar o cargo. Ela sucederá Rodrigo Janot, cujo mandato termina em 17 de setembro.
Perfil
Goiana de Morrinhos, filha do subprocurador-geral aposentado José Rodrigues Ferreira, Raquel Elias Ferreira Dodge formou-se pela Universidade de Brasília e fez mestrado em Harvard, nos Estados Unidos. Pertence aos quadros do Ministério Público Federal desde 1987.
Raquel Dodge foi o segundo nome mais votado na lista tríplice dos procuradores, submetida ao presidente Michel Temer. Os quatro antecessores da subprocuradora (Cláudio Fonteles, Antonio Fernando de Souza, Roberto Gurgel e Rodrigo Janot) haviam sido os mais votados de suas respectivas listas. Ela minimizou a questão, ponderando que "qualquer um dos três [mais votados] está legitimado para a escolha". Seu mandato será de dois anos, com possibilidade de renovação. Com informações da Agência Senado.