Deputados defendem que população seja consultada sobre reforma política
Proposta foi levantada após comissão especial da Câmara que analisa mudanças constitucionais no sistema eleitoral brasileiro concluir votação
© Câmara dos Deputados
Política Plebiscito
Após a comissão especial da Câmara que analisa mudanças constitucionais no sistema eleitoral brasileiro (PEC 77/03) encerrar os trabalhos e aprovar, entre outras mudanças, a criação de um fundo de financiamento público de campanhas e o chamado sistema distrital misto para eleição de deputados e vereadores, a partir de 2022, alguns deputados sugeriram a realização de um plebiscito.
O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) defendeu que uma consulta à população fosse feita, no ano de 2020, em relação ao sistema de governo, ao sistema eleitoral e à forma de financiamento das campanhas.
"Se não for possível reabrir essa discussão, a gente da comissão, coletivamente, deveria assumir uma iniciativa paralela, apadrinhando uma emenda à Constituição para realizar um plebiscito sobre parlamentarismo e presidencialismo, sistema eleitoral e sistema de financiamento de campanha", disse.
A proposta também foi levantada pelo deputado Ivan Valente (PSol-RJ). Ele, no entanto, sugeriu que a Câmara aprove referendo para consulta à população não apenas sobre esses três temas, mas a respeito de todos os pontos da reforma política.
+ Comissão conclui votação e aprova 'distritão' e fundo eleitoral