Desafeto de Janot, Temer avalia discursar na posse de nova procuradora
Raquel Dodge deve assumir comando da Procuradoria-Geral da República em evento marcado para o próximo dia 18
© Stringer . / Reuters
Política Estratégia
A posse da nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, no dia 18 de setembro, deve contar com discurso de Michel Temer. Aliados acreditam que será uma oportunidade de o presidente retomar o diálogo entre o Executivo e o Ministério Público Federal (MPF).
As relações está estremecida por causa das investigações da Lava Jato. O atual procurador-geral, Rodrigo Janot, denunciou Temer por corrupção passiva, baseado nas delações da JBS.
O evento de posse ocorrerá na Procuradoria-Geral da República (PGR), depois da polêmica envolvendo a sugestão de Temer, para que a cerimônia ocorresse no Palácio do Planalto. De início, quando da reunião entre o presidente e Dodge, no Jaburu, na noite do dia 8 de agosto, fora da agenda oficial, ela sinalizou se forma positiva, mas depois recuou.
+ Pesquisa: deputados usam cota parlamentar para pagar seus financiadores
+ Nomes de Huck e Bernardinho ganham força no DEM para 2018
O encontro entre ambos repercutiu negativamente, ainda mais por ter ocorrido no mesmo dia em que Michel Temer pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspeição de Janot nos processos que envolvam o chefe de Estado.
Segundo informações do portal G1, os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff também discursaram nas posses dos procuradores-gerais que nomearam, como Roberto Gurgel e a do próprio Janot.