MPF denuncia dois ex-deputados federais por peculato
Entre 2004 e 2007, Edir Pedro de Oliveira e Nilton Cardias contrataram e mantiveram, na lista de assessores de gabinete, a fisioterapeuta Danielle Fraga, que é filha de um outro parlamentar gaúcho, sem que ela prestasse qualquer serviço
© Divulgação
Política Ilegal
O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) denunciou dois ex-deputados federais do Rio Grande do Sul e uma ex-servidora fantasma da Câmara dos Deputados por peculato público. A ação penal foi enviada nessa quarta feira (23) à Justiça.
Entre 2004 e 2007, Edir Pedro de Oliveira e Nilton Cardias contrataram e mantiveram, na lista de assessores de gabinete, a fisioterapeuta Danielle Fraga, que é filha de um outro parlamentar gaúcho, sem que ela prestasse qualquer serviço ou mesmo comparecesse à Casa Legislativa. Pela prática, os envolvidos já respondem por improbidade administrativa.
As investigações revelaram que os pagamentos indevidos feitos à Danielle chegaram a R$ 150 mil. A mãe da fisioterapeuta também é investigada por ter sido funcionária fantasma. No entanto, como a sua contratação ocorreu em um gabinete cujo parlamentar ainda possui prerrogativa de foro por função, o caso foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são da Assessoria de Imprensa da Procuradoria-Geral da República.
Leia também: PT cogita empresário para ser vice de Lula em 2018