Presidente interino da Câmara quer votar reforma semana que vem
"Eu acredito que o Congresso não irá se furtar de apresentar e defender a questão", disse André Fufuca
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Política Política
O presidente em exercício da Câmara dos Deputados, André Fufuca (PP-MA), reafirmou nesta quinta (31) que colocará as propostas de reforma político-eleitoral em votação na próxima semana, mesmo com a possibilidade de esvaziamento da Casa por causa do feriado de 7 de Setembro. As informações são da Agência Brasil.
Em meio a divergências e falta de consenso entre as lideranças partidárias, Fufuca disse que convocará sessões deliberativas para segunda (4), terça (5) e quarta-feira (6), antes do feriado. "Eu acredito que o Congresso não irá se furtar de apresentar e defender a questão da reforma política. Eu acredito que ela será votada."
+ Temer diz a aliados que Janot foi afoito em delação de Funaro
Duas propostas de emenda à Constituição que tratam de mudanças nas regras eleitorais aguardam análise do plenário da Câmara. Uma delas prevê a adoção do sistema majoritário de votação para cargos de deputados em 2018 e 2020, e o voto distrital misto a partir de 2022, além da criação de um fundo público de financiamento de campanhas.
A outra proposta prevê o fim das coligações partidárias nas eleições proporcionais a partir do ano que vem e a adoção de uma cláusula de desempenho para que os partidos tenham acesso aos recursos do Fundo Partidário e do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Com informações da Folhapress.