Meteorologia

  • 04 NOVEMBRO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Tripoli adia definição sobre destituição de Bonifácio da CCJ

Tucano sinalizou que sobraram poucas alternativas diferentes da destituição

Tripoli adia definição sobre destituição de Bonifácio da CCJ
Notícias ao Minuto Brasil

21:42 - 04/10/17 por Estadao Conteudo

Política Imbróglio

O líder da bancada do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (SP), deixou para esta quinta-feira, 5, a decisão sobre a possível destituição de Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Diante do atual cenário onde o mineiro diz que não se licencia do partido e também não abandona a relatoria da denúncia contra o presidente Michel Temer, Tripoli sinalizou que sobraram poucas alternativas diferentes da destituição. "Resta muito pouco para eu fazer como líder", desabafou.

Tripoli se disse entristecido com a situação, lembrou que Bonifácio havia garantido a ele e ao presidente em exercício do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), que não aceitaria a relatoria. "Tenho dificuldade em entender o gesto político dele", comentou. "Nunca pedi para ninguém votar sim ou não. Só estou pedindo para não relatar", emendou.

Tripoli enfatizou que a escolha de Bonifácio gerou um problema partidário, um profundo constrangimento porque o parecer (que tende a ser favorável a Temer) será visto como obra do PSDB para salvar o presidente da República da abertura de processo. "Isso (desgaste) pode interessar a outro partido, não ao PSDB", reclamou.

Diante do impasse, a cúpula do PSDB concluiu que a melhor alternativa para amenizar as consequências da indicação de Bonifácio seria que ele se licenciasse da legenda. O líder diz que não gostaria de vê-lo fora do partido, mas que ainda espera que ele reflita sobre os transtornos políticos causados pela relatoria.

A ala governista da bancada ameaça reagir a Tripoli caso ele efetive a destituição de Bonifácio. O grupo pode coletar assinaturas ou pedir a convocação de nova eleição para líder da bancada. "Espero que isso não ocorra, não é adequado. Fui eleito, não fui indicado", respondeu Tripoli. Com informações da Folhapress. 

Campo obrigatório