'Até preso Lula será candidato', diz cientista político
Para João Francisco Meira, sócio da empresa de pesquisa Vox Populi, Bolsonaro é muito extremista para a maior parte do eleitorado
© Reuters / Paulo Whitaker
Política Vox Populi
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parece não ter um adversário capaz de vencer a sua popularidade. Tanto que nas últimas pesquisas de intenções de voto, ele aparece como o favorito para o Planalto em todos os cenários, pois as possibilidades de direita são muito radicais.
+ Fachin arquiva inquérito contra Renan, Jucá e Sarney na Lava Jato
O cientista político e sócio da empresa de pesquisas Vox Populi, João Francisco Meira, disse em entrevista ao "Valor" que a alternativa da direita, representada pelo deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), é muito extremista para o gosto da maioria e não é capaz de barrar o petista.
"Parece-me que o Lula é candidato a presidente da República em qualquer circunstância. Até preso, ele é candidato", afirmou o cientista político em entrevista em que destaca a força do ex-presidente.
Como cita Meira, fora Lula e Bolsonaro, o único que parece ter popularidade para atrair uma fatia considerável do eleitorado é o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.
O cientista político se diz cético em relação à possibilidade de Lula ter sua candidatura impedida pela Justiça.
Parece-me que o Lula é candidato a presidente da República em qualquer circunstância. Até preso, ele é candidato."
Alvo da Operação Lava-Jato, o ex-presidente já foi condenado em primeira instância em uma das ações movidas contra ele. Se for condenado em segundo grau, o petisto pode ser impedido de se candidatar.