Deputados chegam 3h antes na CCJ para análise de denúncia contra Temer
Discussão do parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) está marcada para as 10h
© Valter Campanato/Agência Brasil
Política Corrida
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) reúne-se hoje, a partir das 10h, para discutir e votar o parecer sobre a denúncia contra o presidente da República, Michel Temer, e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral).
Três horas antes, deputados já se concentravam no plenário do colegiado. Os quatro primeiros a chegar foram Luiza Erundina (PSOL-SP), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), Glauber Braga (PSOL-RJ) e Alessandro Molon (Rede-RJ). Entre eles, apenas Molon é integrante da comissão.
A corrida tem um motivo: garantir a inscrição para discursar na sessão. Todos os 66 membros da CCJ e os 66 suplentes poderão falar, cada um por 15 minutos. Entre os não membros, apenas os 40 primeiros a se registrarem, sendo 20 a favor de Termer e 20 contrários, poderão falar, cada um durante 10 minutos. Cada advogado terá 20 minutos para o pronunciamento final.
+ Moraes determina que Senado faça votação aberta para definir caso Aécio
Temer e políticos do PMDB foram acusados pela Procuradoria-Geral da República de obstrução de justiça e organização criminosa. Em nota, o Palácio do Planalto rechaça as acusações.
Caberá à CCJ votar o parecer elaborado pelo relator, deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG). Independentemente do resultado na comissão, o plenário deverá decidir se autoriza ou não a abertura de processo no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Temer, como determina a Constituição.