Huck e Alckmin aparecem empatados na corrida presidencial, diz Ibope
Em pesquisa que aponta Lula com 35% das intenções de voto, Bolsonaro com 13% e Marina com 8%, apresentador e governador de SP têm 5% da preferência dos entrevistados
© Divulgação
Política Levantamento
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope nesta segunda (30) indica que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) estariam no segundo turno das eleições presidenciais de 2018.
O petista aparece com 35% das intenções de voto, e o deputado, com 13%. Na sequência, Marina Silva (Rede) tem 8%.
O Ibope incluiu entre as opções apresentadas ao eleitor o apresentador da TV Globo Luciano Huck, que tem sido cortejado por partidos de centro-direita para entrar na disputa.
Ele foi citado por 5% dos entrevistados, mesmo percentual do governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB).
O prefeito de São Paulo João Doria, que protagoniza disputa interna entre os tucanos pela candidatura presidencial, registra 4%. Ciro Gomes (PDT) tem 3%.
+ No exterior, brasileiros criam grupo para fortalecer democracia do país
+ Lula encerra caravana hoje em Minas, com ato que terá Dilma e Pimentel
Declararam voto branco ou nulo 18% dos pesquisados e 5% não responderam ou disseram não saber quem escolheriam. Esses dados valem para um cenário estimulado, quando o entrevistador aponta os nomes que o pesquisado deve escolher. O instituto de pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 143 cidades do país, de 16 a 22 de outubro, e a margem de erro é de dois pontos percentuais.
O cenário apontado pelo Ibope é semelhante ao retratado pela última pesquisa Datafolha, divulgada em 1º de outubro -a diferença é que o instituto de pesquisa ligado à Folha de S.Paulo não incluiu Huck em suas sondagens.
CENÁRIOS
Caso Lula fique de fora da disputa e a vaga petista seja ocupada por Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo, Marina e Bolsonaro empatam.
Tanto a ex-senadora e ex-ministra como o deputado registram 15% das intenções de voto. Huck aparece com 8%. Alckmin e Ciro também empatam, ambos com 7%. Doria registra 5%, e Haddad, 1%.
As demais combinações com Lula no páreo (sem Doria e sem Huck, sem Alckmin e sem Huck) praticamente não mudam a preferência do eleitor.
O ex-presidente continua líder isolado, oscilando entre 35% e 36%. Bolsonaro fica com 15%, e Marina, 11%. Com informações da Folhapress.