Após críticas, Temer escolhe novo retrato oficial de seu mandato
Na nova imagem, o peemedebista aparece em pé, ao lado da bandeira nacional, sem vestir a faixa presidencial e com uma estante de livros atrás
© Reprodução / Beto Barata
Política Planalto
Depois de ser criticado pela fotografia anterior, o presidente Michel Temer escolheu um novo retrato oficial para sua administração à frente do Palácio do Planalto.
Na nova imagem, o peemedebista aparece em pé, ao lado da bandeira nacional, sem vestir a faixa presidencial e com uma estante de livros atrás.
A fotografia é diferente da anterior, na qual havia sido colocada no fundo da imagem um céu azul por meio de computação gráfica.
+ Saída de Tasso contraria Alckmin: 'Decisão é irresponsável'
O retrato, feito em maio na biblioteca do Palácio do Alvorada, é de autoria de Beto Barata, fotógrafo oficial da Presidência da República.
O cenário de uma biblioteca é similar ao utilizado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em seu retrato oficial.
A imagem anterior foi criticada nas redes sociais pela utilização exagerada de recursos gráficos. Na época, após a repercussão negativa, o peemedebista desistiu de utilizá-la.
Inicialmente, o presidente estava resistente a posar para um retrato oficial, mas foi convencido de que seria um gesto necessário para reafirmar a sua legitimidade no cargo.
O peemedebista ainda não decidiu se a fotografia será colocada em gabinetes ministeriais ou prédios públicos, como seus antecessores à frente do Palácio do Planalto.
O retrato não será colocado na galeria de presidentes, na entrada do Palácio do Planalto.
Ao assumir o comando do Palácio do Planalto, em 2011, um retrato colorido de Dilma Rousseff foi colocado na galeria, mas ela pediu na época para retirá-lo.