Tribunal quer parecer de MP para decisão sobre passaporte de Lula
Os advogados de Lula argumentaram que o petista "já demonstrou suficientemente ter laços fortíssimos com o país"
© Paulo Whitaker / Reuters
Política Apreendido
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) enviou um pedido à Procuradoria Regional da República solicitando um parecer a respeito do recurso feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que seja reavido o passaporte do petista. Segundo a assessoria do TRF-1, o prazo para a resposta é de dois dias.
Como lembra o G1, um juiz de Brasília determinou na última semana que o documento fosse apreendido. Esse pedido não se relaciona com o processo no qual Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no processo envolvendo o tríplex no Guarujá. No entanto, por conta da condenação, o juiz Ricardo Leite julgou que havia risco de Lula buscar asilo político em outro país.
+ Para evitar prisão, defesa de Lula pede habeas corpus preventivo no STJ
Os advogados de Lula argumentaram que o petista "já demonstrou suficientemente ter laços fortíssimos com o país, ter cooperado nas ações penais que tramitam em seu desfavor – jamais negando-se a comparecer a qualquer ato quando intimado –, e não haver qualquer perigo de cometimento de prática criminosa".